Também conhecido como ‘Snapping Hip” ou “Coxa Saltans”, tem duas variantes, o ressalto interno e o ressalto externo do quadril.
O ressalto interno se dá quando o tendão do músculo psoas passa sobre a eminência ilio-pectínea, de lateral para medial, quando o quadril está indo da flexão para a extensão. O ressalto externo ou posterior é causado pelo espessamento da face posterior da banda iliotibial ou pela face anterior do músculo glúteo máximo, estas estruturas podem passar sobre o grande trocânter do fêmur durante a flexão e causar o ressalto.
Sintomas
O ressalto ocorre durante a flexão do quadril, é mais comum acontecer durante a prática esportiva, porém em alguns casos pode ocorrer até mesmo durante caminhadas ou ao subir escadas.
Fatores de Risco
Incidência em 5 a 10% da população, sendo mais comum em corredores, futebolistas, levantadores de peso e dançarinos (muito frequente em bailarinos). Também pode ocorrer em pacientes após cirurgia de artroplastia de quadril.
Diagnóstico
O diagnóstico se faz por exame físico e pode-se associar exame de imagem como a Ultrassonografia ou a Ressonância Magnética.
Tratamento
Geralmente bons resultados ao tratamento conservador (alongamentos, fisioterapia, infiltração, uso de anti-inflamatórios).
O tratamento cirúrgico se mostra como uma exceção, onde é realizada zeta-plastia da banda iliotibial para o ressalto externo e a liberação do músculo psoas para o ressalto interno.