A Cirurgia de Artroplastia, ou Prótese de Quadril é uma excelente opção para patologias do quadril, entretanto, existe um grande problema. Esta cirurgia não dura para sempre. Em algum momento, os seus componentes irão se desgastar, soltar ou quebrar. Pode haver um problema biológico, mecânico ou as duas situações associadas. Neste momento, o paciente irá necessitar de uma nova cirurgia que é chamada de revisão de artroplastia de quadril.
Na cirurgia de revisão de artroplastia de quadril, pode ser necessária a troca de um ou mais componentes da prótese. Em alguns casos, a prótese deve ser trocada totalmente.
A cirurgia de revisão de prótese de quadril pode ser simples, mas costuma ser mais complexa do que a primeira cirurgia para colocação da prótese. Isto ocorre pois a qualidade óssea já não é a mesma. Podem haver grandes defeitos ósseos associados e alterações anatômicas importantes.
Por estes motivos, a cirurgia de revisão de prótese de quadril é um procedimento mais complexo do que a prótese primária. Podem ser necessários instrumentos e implantes especiais, assim como um planejamento mais minucioso de procedimento. Em alguns casos pode ser necessário inclusive enxerto ósseo para compensar a perda óssea de diversas cirurgias.
Por ser procedimento mais complexo que a cirurgia primária, também é procedimento com mais complicações associadas como:
- Infecção;
- Fratura intra operatória;
- Quebra de implantes;
- Trombose;
- Luxação da prótese;
- Desgaste ou soltura dos implantes;
- Dismetria dos membros (diferença de tamanho).