A Artroplastia do Quadril é o tratamento cirúrgico no qual a articulação do quadril é substituída por uma prótese. É uma cirurgia que traz muitos benefícios aos pacientes e apresenta grande índice de satisfação, sendo considerada a cirurgia do século por muitos autores.
O objetivo da cirurgia é melhorar a dor, a mobilidade articular e a função do membro.
Ela pode ser Indicada para os casos de osteoartrose, ou seja, desgaste avançado da articulação do quadril que pode ser ocasionado por traumas, mal formações congênitas, necrose avascular da cabeça do fêmur, infecção e doenças reumatológicas. Também é muito utilizado no tratamento das fraturas de colo femoral em população idosa.
Considerada uma cirurgia de grande porte, onde é imprescindível uma avaliação pré operatória e pré anestésica rigorosa para se minimizarem os riscos. Há uma série de abordagens para a realização da artroplastia, cada uma com seus riscos e seus benefícios, sendo geralmente escolhida pela preferência do cirurgião. Também há uma grande gama de materiais a serem utilizados, o que deve ser discutido com seu médico.
Apesar de ótimos resultados, não é um procedimento isento de risco. Podem ocorrer complicações como:
- Infecção;
- Fratura intra operatória;
- Quebra de implantes;
- Trombose;
- Luxação da prótese;
- Desgaste ou soltura dos implantes;
- Dismetria dos membros (diferença de tamanho).