A dor lateral do quadril, tecnicamente chamada de “Síndrome Dolorosa do Grande Trocanter”, pode ter mais de uma origem, por isso é chamada de síndrome dolorosa.
As patologias que podem causar esta dor lateral são a bursite trocantérica do quadril, o ressalto iliotibial e as tendinites ou tendinoses dos tendões do glúteo médio e mínimo.
A Bursite é uma afecção dolorosa que afeta as pequenas bolsas chamadas de bursas que servem para diminuir o atrito entre os tendões e músculos sobre proeminências ósseas.
Quando estas bursas, que se localizam na região do grande trocanter, ficam inflamadas, denominamos de bursite trocantérica. As principais causas são movimentos repetitivos ou posições que exercem pressões sobre as bursas ao redor da articulação.
Sintomas
O principal sintoma é a dor lateral localizada sobre o grande trocanter que ocasiona limitação funcional mono articular. Esta dor piora com o movimento ou pressão sobre a região. Pode surgir edema e rubor no local da dor.
Se o paciente apresentar Febre, grandes sinais flogísticos ou erupções cutâneas, deve-se suspeitar de uma bursite infecciosa.
Estalidos ou ressaltos podem estar presentes.
Fatores de Risco
- Idade avançada: a bursite se torna mais comum com o envelhecimento;
- Ocupações ou atividades específicas que realizem movimento repetitivo ou pressão em determinadas bursas;
- Afecções clínicas como artrite reumatóide, gota e diabetes;
- Sobrepeso e obesidade;
- Sedentarismo.
Diagnóstico
O diagnóstico geralmente é realizado pela anamnese e pelo exame físico minucioso. Pode ser complementado com exame de imagem (radiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética).
Tratamento
Geralmente apresenta bons resultados com o tratamento conservador (fisioterapia para alongamento da musculatura abdutora, reforço muscular, infiltração, uso de anti-inflamatórios).
O tratamento cirúrgico se mostra como uma exceção para casos refratários ao tratamento conservador e é individualizado.