O lábio acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que recobre a borda do acetábulo (região da bacia onde se encaixa a cabeça do fêmur).
As principais funções do lábio acetabular são: estabilização da articulação, aumento da área do acetábulo e efeito de selar a articulação.
A lesão do lábio acetabular pode ser uma fissura ou destacamento entre o lábio e a borda do acetábulo ou uma degeneração da substância labral.
Sintomas
O principal sintoma da lesão no lábio acetabular é dor, geralmente sentida na região da virilha, principalmente aos esforços físicos e movimentos do quadril. Entretanto a dor também pode ser sentida na região lateral do quadril, na coxa, no púbis e até na região lombar. Outros sintomas são: estalos no quadril, diminuição da mobilidade do quadril e dificuldade para praticar atividades esportivas.
Fatores de Risco
A lesão labral pode ocorrer por diversas causas, tais como:
- Um trauma no quadril;
- Impacto fêmoro-acetabular;
- Alterações do formato do quadril;
- Doenças congênitas;
- Doenças do desenvolvimento do quadril;
- Doenças degenerativas;
- Frouxidão ligamentar generalizada.
Diagnóstico
O principal exame para diagnóstico da lesão labral é a Ressonância Magnética do quadril, que mostra o tamanho, tipo e localização da lesão. Entretanto, em alguns casos em que a lesão é pequena e pode não aparecer na Ressonância, pode-se realizar a artro-Ressonância, exame feito com contraste no quadril, que facilita a visualização da lesão.
Tratamento
O tratamento da lesão labral se inicia com alterações nas atividades físicas e cotidianas que desencadeiam a dor, uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias além de fortalecimento e reequilíbrio muscular ao redor do quadril. Nos casos em que não há melhora com esse tratamento, pode ser necessário tratamento cirúrgico geralmente realizando-se uma artroscopia do quadril, um procedimento minimamente invasivo, realizado com auxílio de câmera inserida no quadril.
O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.